20 dicas para ter ideias milionárias
As dicas abaixo foram retiradas,
com algumas modificações, do site americano:Marc and Angel Hack Life. A maioria das dicas que
eles compartilham são facilmente aplicáveis, confira:
Grandes empresas como a Apple,
sites incríveis como o Facebook e livros que aparecem como os mais
vendidos têm algo em comum. Eles começaram com uma ideia que vale
milhões.
A principal questão é: Como os
criadores tiveram essas ideias? Será que eles ficaram sentados esperando por
uma luz ou um momento de sorte em suas vidas?
A resposta: espontaneidade e
sorte não tiveram nada a ver com isso.
Abaixo seguem 20 técnicas
verdadeiras que alguns dos empresários mais brilhantes e bem
sucedidos têm usado para gerar ideias que valem milhões.
1 - Gerar muitas ideias: quanto mais ideias você
tiver, maiores as chances de você ter uma ideia que vale milhões.
2 - Falhar bastante: Todas as ideias que não
funcionam são apenas pedras no caminho que vão te levar para as que funcionam.
As vezes é preciso falhar bastante para atingir o sucesso. Não importa quantos
erros você cometa ou quanto tempo é necessário para ter uma grande ideia,
afinal você já está muito a frente daqueles que não estão tentando.
3 - Consumir informação
conscientemente:Quando
você lê as coisas e interage com as pessoas, você deixa de ser um consumidor e
passa a ser o criador. Quem cria é valorizado, é seguido. Existem ideias que
valem milhões esperando para serem descobertas, mantenha-se informado.
4 - Concentre-se em ideias que
visam grandes mercados: mesmo o Steve Jobs jamais faria milhões num mercado que não gera
milhões. Você precisa focar em mercados com uma grande quantidade de
consumidores dispostos a pagar pela sua ideia.
5 - Tenha certeza que há dinheiro
nesse mercado: assaltantes
de banco roubam bancos por saber que lá há dinheiro. Antes de ficar
emocionalmente ligado a uma ideia é importante realizar uma pequena pesquisa de
mercado, para ter certeza que há dinheiro. Quem são os clientes? Qual a renda?
etc..
6 - Mantenha seus olhos, ouvidos
e mente aberta: muitas
vezes uma ideia que falhou pode abrir uma porta para uma ideia que vai dar
certo. Não fique preso a um fracasso, continue aberto para novas ideias.
7 - Teste a mesma ideia de outras
maneiras:pense
sobre o iphone e
o ipad.
Um é apenas uma variação do outro. E ambos são ideias que valem milhões.
8 - Descubra o que funciona bem
para um mercado e tente adaptá-lo para outro: pense numa ideia que já funcionou em um
mercado e tente utilizá-la no mercado que você quer explorar. Pense nas
melhores qualidades de um determinado produto e veja se não é capaz de fazer o
mesmo.
9 - Junte as partes: Uma ideia muitas vezes
depende de outras ideias. O criadores doYoutube, não criaram o Flash, nem as câmeras
digitais, nem inventaram as conexões de internet com banda larga, mas usaram
todas essas tecnologias para fazer funcionar o seu famoso site de compartilhamento
de vídeos online.
10 - Preste atenção em ideias que
já foram testadas: muitas
ideias têm um tempo para serem aceitas. Veja o caso do Facebook, não foi a
primeira rede social, mas hoje é a maior e a mais popular. Reveja suas ideias
anteriores, procure modificá-las em alguns pontos e tente reutilizá-las.
Procure por ideias já testadas no seu mercado e veja se você não pode
melhorá-las.
11 - Torne um serviço popular num
produto reprodutível: se
você consegue converter um produto de alta demanda num escalável, com um
processo sistematizado e eficiente, colocá-lo numa embalagem e vendê-lo, você
fará milhões.
12 - Fique atento aos opostos: quando algo se torna
popular o oposto também pode vir a se tornar. Quando o Wordpress e
o Blogger explodiram em popularidade, dando a
qualquer pessoa com uma conexão com a internet, a capacidade de compartilhar
seus artigos com o mundo, o Twitter e o Tumblr surgiram
com o Micro-blogging, para aqueles que queriam compartilhar conteúdos pequenos.
Ambas ideias valem milhões.
13 - Olhe para os problemas e
tente resolvê-los:há muitos
problemas reais nesse mundo. Como um empresário que não sabe porque seus lucros
estão caindo, ou uma mãe cujo filho sofre de alergias, ou uma pessoa que acabou
de ganhar um cachorro, mas não sabe com fazê-lo não latir a noite, etc. Procure
soluções para problemas reais e você terá uma ideia que vale milhões.
14 - Crie produtos que funcionam
como acessórios para produtos de sucesso: quanto dinheiro você acha que fabricantes de
capas para iphone e ipad estão fazendo? Milhões? Bilhões? Essa é a ideia.
15 - Mantenha a simplicidade: não crie diversas versões
do seu produto, ou diversas opções. Quanto mais opções mais dificil será para o
seu cliente escolher e menos ele comprará de você. Seja simples, não dê muitas
opções e venda muito.
16 - Explore os recursos e
habilidades que você já tem: entrar num mercado onde seus conhecimentos e
habilidades serão utilizados já te coloca um patamar a frente dos outros. Steve
Wonder não podia ver, então ele explorou sua audição e juntou com sua paixão
pela música e ganhou 25 Grammy, para provar isso.
17 - Cerque-se de pessoas que
pensam em novas ideias: você é a soma das pessoas com quem passa mais tempo. Se você sai
com pessoas que não exploram a capacidade de ter ideias, você fará o mesmo que
elas. Se procura uma "tribo" que visa novas ideias, você poderá
compartilhar as suas e amadurecê-las.
18 - Fique entusiasmado com o que
você está fazendo: o
entusiasmo é a essência da criatividade. Grandes ideias florescem quando você
está apaixonado e entusiasmado com o que você está fazendo. Quando sua mente é
estimulada por uma curiosidade fundamental e interesse no assunto, a sua
criatividade vai correr solta e sua motivação vai disparar.
19 - Aceite críticas construtivas
e ignore as pessimistas: quando alguem falar negativamente sobre suas ideias, lembre-se,
não importa o que elas pensam, não importa quantas pessoas já tentaram, não
importa como todo mundo faz. Nada disso importa. Mantenha-se motivado e
continue testando suas ideias. Procure pessoas capazes de lhe auxiliar em
melhorar a ideia não em destruí-la.
20 - Faça algo com suas ideias: uma ideia que vale milhões
é uma boa ideia que tem chance de crescer. No papel, Google e Facebook eram respectivamente "um motor
de busca eficaz" e "um site onde amigos se conectam uns com os
outros". Lembre-se, nenhuma dessas empresas foram as primeiras em seu
mercado. Suas ideias não eram inovadoras na época. Muitas pessoas tiveram as
mesmas ideias. Mas o google e os criadores do Facebook fizeram algo com suas
ideias. Eles trabalharam duro e aumentaram a competição. O sucesso inicial foi
em sua execução. Lembre-se não é a ideia em si que conta, é o que você faz com
ela. Com a execução direta, uma ideia simples pode evoluir para uma ideia que
vale milhões.
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