sábado, 5 de abril de 2014

Como usar o Sitemap - SEO - Marketing Digital


O QUE É SITEMAP

imagem-sitemapSitemaps é uma maneira fácil para os webmasters de informar aos motores de busca sobre páginas em seus sites que estão disponíveis para rastreamento. Na sua forma mais simples, um Sitemap é um arquivo XML que lista URLs de um site junto com metadados adicionais sobre cada URL (quando foi a última atualização, quantas vezes ele geralmente muda, e como é importante, em relação a outros URLs no site ) para os motores de busca rastrear o site de forma mais inteligente.
Os rastreadores geralmente descobrem páginas através de links dentro do site e de outros sites. Sitemaps complementam esses dados para permitir os rastreadores que suportam Sitemaps peguem todos os URLs no Sitemap e entendam sobre esses URLs usando os metadados associados. Usando o protocolo Sitemap não garante que as páginas web são incluídas nos motores de busca, mas fornece dicas aos rastreadores para fazer um melhor trabalho de rastreamento do seu site.
A mensagem principal está no segundo parágrafo: "Em geral, indexadores descobrem páginas através de links dentro do site e de outros sites. Sitemaps complementar estes dados. "
Google e outros motores de busca baseiam-se principalmente em seus bots e rastreadores para descobrir novas páginas da web. Sitemaps ajudam em algumas situações, mas não são obrigatórios.
Aqui está o que o próprio Google diz sobre Sitemaps:
Sitemaps são especialmente úteis se:
  • Seu site tem páginas que não são facilmente encontradas pelo Googlebot durante o processo de rastreamento - por exemplo, páginas com rich AJAX ou Flash.
  • Seu site é novo e tem poucos links para ele. (Googlebot rastreia a web seguindo os links de uma página para outra, por isso, se o seu site não está bem ligado, pode ser difícil para nós descobri-lo.)
  • Seu site tem um grande arquivo de páginas de conteúdo que não estão bem ligados uns aos outros, ou não estão ligados em tudo.

Se o seu site está tendo problemas de indexação, tem uma estrutura de links internos pobres, ou cai em uma das três situações descritas pelo Google, usar um Sitemap provavelmente sera uma boa idéia.

COMO FAZER UM SITEMAP

 O arquivo sitemap.xml pode ser criado de 3 formas:
  • Manualmente - Estude exemplos de sitemaps como os listados ao final deste tópico e guie-se pelas marcações de XML descritas logo abaixo;
    • Aplicativos - programas como o GsiteCrawler  rastreiam o seu site simulando o robô dos sites de busca, armazenando as URLs encontradas e criando automaticamente o arquivo sitemap.xml;
  • Ferramentas online para gerar sitemaps - Sites como www.xmlsitemaps.com ou http://www.auditmypc.com/free-sitemap-generator.asp criam sitemaps xml sem a necessidade da instalação de um programa em seu computador.


COMO SUBMETER O SITEMAP NO GOOGLE



Uma vez gerado o (ou os) arquivo(s) sitemap, este deve ser colocado preferencialmente no diretório principal do site. Em seguida, deve ser informados ao Google a localização e nome do arquivo. Existem duas formas para isso:

Opção 1: Google Webmaster Tools

ferramenta para Wemasters do Google possui uma área onde webmasters podem submeter seus sitemaps xml e acompanhar o status de indexação das páginas e arquivos submetidos. Essa área é acessada emOtimização -> Sitemaps. Veja na figura abaixo um exemplo:

sitemap-google-webmaster

O novo protocolo Sitemap

Um novo protocolo para Sitemaps reconhecido pelo Google disponibiliza recursos adicionais para um maior controle do robô do Google. As vantagens do novo padrão são resultados de pesquisa mais atualizados e rastreamento mais eficiente, pois são fornecidos aos buscadores informações específicas sobre detalhes das páginas de seu site, como a frequência de atualização desejada e a relevância de determinada página.

Marcações XML para Sitemaps

Para explorar todas as novas funcionalidades, o arquivo deve ser criado no formato XML, embora exista também o formato TXT. O arquivo TXT será uma simples lista de URLs. O sitemap baseado em XML, por outro lado, permite que além de submeter as URLs, seja informada a prioridade de cada página, frequência de atualização e última modificação executada.
Para usar os recursos do novo modelo de Sitemap, siga as regras do formato XML e adicione as tags específicas:
  • <xml> segue as especificações requeridas para submissão no Google;
  • <urlset> indica o início e fim do conjunto de URLs a serem rastreadas;
  • <url> indica o início e fim de uma URL individual;
  • <loc> localização da URL completa da página informada;
  • <lastmod>, uma tag opcional com a data da última modificação;
  • <changefreq>, uma tag opcional sugerindo a freqüência que o robô deve executar o rastreamento;
  • <priority>, uma tag opcional informando a prioridade da URL especificada em relação às demais URLs contidas no arquivo.

Exemplo:

<urlset xmlns="http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9">
<url>
  <loc>http://www.seusite.com.br/index.html</loc>
  <changefreq>weekly</changefreq>
  <priority>0.9</priority>
</url>
<url>
  <loc>http://www.seusite.com.br/quem-somos.html</loc>
  <changefreq>weekly</changefreq>
  <priority>0.5</priority>
</url>
</urlset>
Mais detalhes sobre o protocolo sitemap podem ser encontrados no site sitemaps.org.

Exemplos Reais de Sitemaps

  • Sitemap Webmotors - possui um diretório de Sitempaps apontando para sitemaps segmentados, como o sitemap institucional, um sitemap simples de compreender;
  • Sitemap do Google (cuidado, arquivo muito pesado, pode travar o seu navegador. Use um editor XML para visualizar corretamente as tags XML ou mesmo o Wordpad do Windows).




→ Leia mais sobre SEO

- Como usar HTML Meta Tags 
- Como usar o Google Webmaster Tools
- Como usar um blog para sua empresa

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