Como ensinar sua equipe a inovar
Na busca por inovação, muitas empresas costumam se perder em um labirinto de boas ideias sem nenhuma utilidade ao seu negócio. Quase sempre, o desafio é se concentrar no essencial. A conclusão é dos pesquisadores Paddy Miller e Thomas Wedell-Wedellsborg, do IESE Business School, autores do livro Innovation as usual: how to help your people to bring great ideas to life (algo como Inovação como de costume: como ajudar sua equipe a trazer boas ideias para o mundo real).
Trata-se de mais um estudo sobre inovação, um dos temas mais debatidos do mundo dos negócios. No caso de Miller e Wedell-Wedellsborg, ambos professores da escola de negócios Iese, inovação consiste em algo muito simples: gerar resultados fazendo coisas novas. No entanto, isso não significa abraçar uma cultura diferente para reproduzir um modelo bem-sucedido. “Em vez disso, encontre uma forma de fazer a inovação acontecer como parte da cultura da empresa”, diz Wedell-Wedellsborg.
Caminhos para a inovação |
Fazer a inovação estar presente nos demais 363 dias do ano não é uma tarefa simples, mas existe um caminho para que isso seja possível, dizem os autores. Uma parte importante desse trajeto é fazer com que a inovação integre todas as esferas da empresa, e não apenas os setores onde seu valor aparece de forma mais óbvia. Para que isso seja possível, Miller e Wedell-Wedellsborg recomendam que os líderes sejam arquitetos da inovação em departamentos como marketing, finanças, vendas e operações.
A seguir, uma lista com seis pontos que podem levar à inovação.
1) Limite a busca pela inovação às ideias importantes para o negócio;
2) Faça seu time se conectar a outros mundos. Os insights vêm de fora;
3) Desafie as pessoas a reformularem suas ideias iniciais;
4) Guie sua equipe para escolher as boas ideias e descartar as ruins;
5) Ajude seus funcionários a entender as normas da sua área;
6) Motive todos a continuar praticando os cinco pontos anteriores.
Inovar, na dinâmica atual do mundo dos negócios e da rápida transformação proporcionada pela era digital, seja em pequenos incrementos ou em grandes rupturas, tornou-se uma necessidade de sobrevivência para qualquer empresa. Disto, não resta dúvida. Mas o insumo maior da inovação é, e sempre será, a criatividade do ser humano, e se você quiser realmente transformar sua empresa em um pólo de inovação, comece eliminando as barreiras à criatividade coletiva. Valorize o trabalho em equipe, a inteligência emocional social que promove a confiança mútua, a unidade e a identidade de um time. Sustentada por um ambiente de cooperação, colaboração e participação, você verá naturalmente, suas equipes alcançando níveis superiores de desempenho, encontrando soluções mais criativas para as questões do dia-a-dia e, sobretudo atingindo patamares diferenciados de produtividade.
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