Como escolher um ponto comercial para sua franquia.
A escolha correta de um ponto comercial muitas vezes é determinante no sucesso ou insucesso de uma franquia, portanto contar com a ajuda da franqueadora é sempre vital. A intenção principal é minimizar os riscos e ampliar o potencial de resultados, além de acelerar o prazo de retorno de investimento do negócio.
O ponto certo é aquele que conseguirá atrair a quantidade de pessoas e a visibilidade da marca e produtos suficientes para o negócio ser bem sucedido. Há aspectos que precisam ser avaliados criteriosamente. Veja alguns abaixo:
Perfil do público ideal
Qual o tipo de público, os hábitos de consumo, os horários de movimento e as principais razões que levam as pessoas ao local.
Aspectos legais
Avaliar os documentos e as condições da região, se não há impedimento para o estabelecimento comercial do tipo pretendido, bem como certificar-se das aprovações necessárias.
Viabilidade financeira
Veja se os custos de locação e o valor do ponto comercial são adequados ao retorno do investimento projetado.
Uso de ferramentas de busca e geoprocessamento
As franqueadoras estão cada vez mais estruturadas no processo de escolha do ponto e usado ferramentas de contagem de fluxo ou mesmo geoprocessamento (alguns chamam de geomarketing, semelhante aos mapas da internet, como Google Maps, etc).
Vizinhança
Veja quem são os principais vizinhos, os negócios que predominam na região, esse tipo de vizinhança coerente com a proposta de marca e se há muitos concorrentes com tradição no local. Esse aspecto pode ser determinante se o potencial de consumo já estiver saturado, porém em alguns locais a grande presença de concorrentes do mesmo segmento serve para ampliar o potencial.
Apoio da franqueadora
Geralmente, a franqueadora detém know-how suficiente e experiência na escolha. Porém, é preciso que o candidato faça pesquisas, sempre alinhadas aos pedidos e necessidades da franqueadora.
Visibilidade e acesso ao local
Cheque a capacidade de exposição do local, bem como distância em que o ponto comercial é visto e percebido, como esquinas. O acesso ao local e estacionamentos ampliam significativamente o potencial do negócio.
Portadores de necessidades especiais
Poder proporcionar aos clientes portadores desse tipo de necessidade um acolhimento adequado pode ser um excelente diferencial do negócio.
Conseguir atender a todos esses requisitos não é tarefa das mais fáceis, mas também não se deve deixar de fazer uma boa pesquisa de locais, acompanhar o dia a dia dos negócios presentes e conversar com outros empresários ou até moradores.
A escolha do ponto comercial certro para sua franquia é fundamental para o sucesso do seu empreendimento, portanto muita atenção nessa etapa do projeto e boa sorte.
A escolha correta de um ponto comercial muitas vezes é determinante no sucesso ou insucesso de uma franquia, portanto contar com a ajuda da franqueadora é sempre vital. A intenção principal é minimizar os riscos e ampliar o potencial de resultados, além de acelerar o prazo de retorno de investimento do negócio.
O ponto certo é aquele que conseguirá atrair a quantidade de pessoas e a visibilidade da marca e produtos suficientes para o negócio ser bem sucedido. Há aspectos que precisam ser avaliados criteriosamente. Veja alguns abaixo:
Perfil do público ideal
Qual o tipo de público, os hábitos de consumo, os horários de movimento e as principais razões que levam as pessoas ao local.
Aspectos legais
Avaliar os documentos e as condições da região, se não há impedimento para o estabelecimento comercial do tipo pretendido, bem como certificar-se das aprovações necessárias.
Viabilidade financeira
Veja se os custos de locação e o valor do ponto comercial são adequados ao retorno do investimento projetado.
Uso de ferramentas de busca e geoprocessamento
As franqueadoras estão cada vez mais estruturadas no processo de escolha do ponto e usado ferramentas de contagem de fluxo ou mesmo geoprocessamento (alguns chamam de geomarketing, semelhante aos mapas da internet, como Google Maps, etc).
Vizinhança
Apoio da franqueadora
Geralmente, a franqueadora detém know-how suficiente e experiência na escolha. Porém, é preciso que o candidato faça pesquisas, sempre alinhadas aos pedidos e necessidades da franqueadora.
Visibilidade e acesso ao local
Cheque a capacidade de exposição do local, bem como distância em que o ponto comercial é visto e percebido, como esquinas. O acesso ao local e estacionamentos ampliam significativamente o potencial do negócio.
Portadores de necessidades especiais
Poder proporcionar aos clientes portadores desse tipo de necessidade um acolhimento adequado pode ser um excelente diferencial do negócio.
Conseguir atender a todos esses requisitos não é tarefa das mais fáceis, mas também não se deve deixar de fazer uma boa pesquisa de locais, acompanhar o dia a dia dos negócios presentes e conversar com outros empresários ou até moradores.
A escolha do ponto comercial certro para sua franquia é fundamental para o sucesso do seu empreendimento, portanto muita atenção nessa etapa do projeto e boa sorte.
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