sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Conceito de marketing e sua importância

conseito de marketingA importância do marketing

Marketing já foi muitas vezes confundido com vendas ou com publicidade. 
Há cinquenta anos, Felton (1959, p. 55) propôs um conceito para marketing: “um estado de espírito corporativo que existe na integração e coordenação de todas as funções de marketing, as quais, por sua vez, estão fundidas com todas as outras funções corporativas, para o objetivo básico de produzir lucros de longo alcance”.

 Segundo a American Marketing Association: “o marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolve a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado”.

Para Philip Kotler e Kevin Keller (2006, p. 4), o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, ou seja, “ele supre necessidades lucrativamente”. Sob essa concepção, podemos dizer que marketing é toda relação de troca que venha a satisfazer tanto as metas individuais quanto as organizacionais.

Webster (1997) disse que, dentre as funções de gerenciamento, o marketing é a que tem maior dificuldade em definir seu posicionamento porque ele é simultaneamente cultura, estratégia e tática.

estrategiaCultura organizacional: porque é um conjunto de crenças e valores que despertam nas empresas um compromisso de atender às necessidades dos clientes através de um caminho lucrativo.

Estratégia: porque desenvolve respostas eficazes a ambientes de mercado em constante mutação ao definir segmentos e posicionar seus produtos para determinado público-alvo.

Táticas: são as atividades de gerenciamento do dia a dia, como preço, distribuição, comunicação e o próprio produto, que estão sob o guarda-chuva do marketing

.

Podemos então perceber que não é fácil conceituar o marketing, por ser uma área de conhecimento que abrange diversos pontos imprescindíveis das organizações, como o produto e o agente que efetua a compra.


Cadastre-se e receba novidades do EéS

Escreva seu e-mail e clique em enviar: 

 



Você não recebera spam e poderá se descadastrar a qualquer momento.

0 comentários:

Postar um comentário