A importância do marketing
Marketing já foi muitas vezes confundido com vendas ou com publicidade.
Há cinquenta anos, Felton (1959, p. 55) propôs um conceito para marketing: “um
estado de espírito corporativo que existe na integração e coordenação de todas
as funções de marketing, as quais, por sua vez, estão fundidas com todas as
outras funções corporativas, para o objetivo básico de produzir lucros de longo
alcance”.
Segundo a American Marketing Association:
“o marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolve
a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a
administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e
seu público interessado”.
Para Philip Kotler e Kevin Keller (2006, p. 4), o marketing envolve a
identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, ou seja, “ele
supre necessidades lucrativamente”. Sob essa concepção, podemos dizer que marketing
é toda relação de troca que venha a satisfazer tanto as metas individuais quanto
as organizacionais.
Webster (1997) disse que, dentre as funções de gerenciamento, o marketing
é a que tem maior dificuldade em definir seu posicionamento porque ele é
simultaneamente cultura, estratégia e tática.
•Cultura organizacional: porque é um conjunto de crenças e valores que
despertam nas empresas um compromisso de atender às necessidades dos clientes
através de um caminho lucrativo.
•Estratégia: porque desenvolve respostas eficazes a ambientes de mercado
em constante mutação ao definir segmentos e posicionar seus produtos para
determinado público-alvo.
•Táticas: são as atividades de gerenciamento do dia a dia, como preço, distribuição,
comunicação e o próprio produto, que estão sob o guarda-chuva do marketing
.
Podemos então perceber que não é fácil conceituar o marketing, por ser
uma área de conhecimento que abrange diversos pontos imprescindíveis das
organizações, como o produto e o agente que efetua a compra.
0 comentários:
Postar um comentário