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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

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quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

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segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

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sábado, 4 de fevereiro de 2017

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quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

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terça-feira, 31 de janeiro de 2017

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quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

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segunda-feira, 5 de maio de 2014

A importância do Plano de negócios

A importância do Plano de negócios


Empreendedores, especialmente os de primeira viagem, são um mar de dúvidas.  Qual tipo de negócio dá mais lucro?  Quais são os primeiros passos que devo tomar?  Será que minha idéia vai funcionar?   O ponto que penso em adquirir é bom? O que está “em alta” hoje em dia?

plano-de-negociosEmpreender é isso mesmo:  fazer algo diferente, superar problemas, pesquisar soluções…  não existe um manual pronto para abrir um negócio inovador e ter sucesso.  Na realidade, este manual existe sim, mas deve ser desenvolvido pelo empreender a cada novo negócio – ele se chama Plano de Negócios.
O plano de negócios muito importante para qualquer novo empreendimento.  Isto, no entanto, não quer dizer que serão necessários meses de planejamento e estudos.  O tempo para preparar um plano sólido pode ser de alguns dias para negócios simples até meses para empreendimentos de grande porte.  Ainda assim, o interessante é que os principais tópicos estão presentes em qualquer tipo de negócio.
O desenvolvimento do plano é tão importante quanto o documento final em si.  Fazer um plano de negócios é um exercício intelectual que ajudará o empreendedor a avaliar todos os aspectos de sua idéia e definir soluções e estratégias para o sucesso.
Estes são os principais elementos na estrutura de um plano de negócios:
  • Detalhamento do Negócio: explica do que se trata o negócio, quais são seus diferenciais, porque interessa ao público-alvo, sua localização e os produtos e serviços que serão oferecidos.
  • Mercado: detalha qual o mercado que o negócio quer atingir, o público-alvo, e qual fatia você pretende conseguir.
  • Precificação: trata-se da estratégia de preços para atingir seu mercado.
  • Posicionamento: indica o contexto em que seu negócio se encaixa em relação à concorrência, e como ele se diferencia.
  • Marketing: indica quais serão as estratégias e as ações para que o público-alvo chegue até o produto ou serviço oferecido.
  • Recursos Humanos: detalha o número de funcionários e a política de contratação, cargos, salários, etc.
  • Finanças: mostra quanto terá que ser investido para abrir o negócio, quais serão os gastos mensais, o potencial de faturamento e os lucros que serão obtidos.
  • Análise SWOT: Indica os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades do negócio, com um plano de ação para cada um.
A estrutura acima costuma ser suficiente quando o plano de negócios é apenas para consumo interno… ou seja, quando não há intenção de apresentar o plano a investidores e parceiros de negócios.   Planos formais costumam ter outros elementos, como um Resumo Executivo.  Além disso, dependendo do porte do negócio, cada item desta estrutura pode se desdobrar em inúmeros detalhes… muitas vezes é até importante especificar os procedimentos internos que serão estabelecidos (quando o processo for um diferencial estratégico do negócio).
Pesquise mais sobre os planos de negócios, e você perceberá rapidamente que além de não ser um bicho de sete cabeças, é uma ferramenta extremamente valiosa para seus objetivos de empreendedor.



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sábado, 3 de maio de 2014

Analise SWOT - Conceito e técnicas

O que é Analise SWOT :

SWOT
A análise SWOT é uma forma muito difundida de fazer o diagnóstico estratégico da empresa. O que se pretende é definir as relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com as tendências mais importantes que se verificam na envolvente global da empresa, seja ao nível do mercado global, do mercado específico, da conjuntura económica, das imposições legais, etc. O modelo SWOT é também conhecido como o modelo de Harvard, já que a sua metodologia se baseia no modelo de Harvard.

SWOT é a junção das iniciais (em inglês) dos quatro elementos-chave desta análise estratégica. A saber:

  • Strenghts - pontos fortes: vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes
  • Weaknesses - pontos fracos: desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes
  • Opportunities - oportunidades: aspectos positivos da envolvente com o potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa
  • Threats - ameaças: aspectos negativos da envolvente com o potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.
A ideia é a de avaliar, através de uma reflexão aprofundada na qual devem participar todos os gestores de topo da empresa, quais são estes elementos. Previamente, será necessário reunir uma série de informações:
  • Internas, para os pontos fortes e fracos
  • Externas, para as oportunidades e ameaças (aqui é necessário visão e bom-senso)

Como fazer uma analise SWOT


1 – Divida o cenário empresarial em duas partes

Com o objetivo de entender melhor o cenário em que a empresa está inserida, é necessário dividi-lo em ambiente externo (variáveis que afetam a empresa de fora para dentro) e ambiente interno (variáveis que partem da companhia, de dentro para fora).

2 – Defina o ambiente interno

No ambiente interno, é necessário determinar as forças e fraquezas de uma companhia em comparação com outras empresas do mesmo ramo de atuação. Tais variáveis são determinadas por meio do próprio contexto da companhia, das ações realizadas, e devem ser sanadas pelos líderes e suas equipes. Por exemplo, as forças e fraquezas podem ser medidas diante da quantidade e qualidade de recursos de uma empresa em face aos concorrentes, como mão de obra qualificada e receita.

3 – Determine o ambiente externo

As oportunidades e ameaças estão dentro do chamado ambiente externo. Elas variam de acordo com o mercado em que o empreendimento está inserido. Por exemplo, uma oportunidade para uma empresa é o crescimento do setor do qual faz parte e o surgimento de novos nichos de consumidores. Já as ameaças podem ser a expansão ou o lançamento de novas tecnologias por uma concorrente do mesmo segmento.

4 – Coloque os dados em formato de diagrama



Determinados os dados do ambiente interno e do ambiente externo, colocam-se as informações numa tabela 2x2, com duas colunas e duas linhas. Confira abaixo um exemplo do diagrama Swot:

analise-swot
















5 – Analise o cenário encontrado

A análise Swot ajuda a ter clareza do negócio, possibilitando que se identifiquem quais pontos fortes explorar e quais pontos a trabalhar no âmbito de toda a gestão empresarial. Essa ferramenta ajuda a determinar a posição atual da empresa e antecipar o futuro, visando as oportunidades e precavendo as ameaças.


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